Novos defensores públicos realizam cadastro na Amprev e tomam posse na DPE/AP

Quinta, 24/07/2025 às 12:31
.jpg)
Os quatro novos futuros defensores públicos realizaram o cadastro documental e exame médico admissional na manhã desta quinta-feira (24) junto a Amapá Previdência. É o caso da Gabriela Ferreira de Oliveira, aprovada no concurso público da DPE/AP após anos de dedicação. Ela fala do momento único que está vivendo e da expectativa de atuar no atendimento ao público amapaense.
Gabriela Ferreira, Defensora Pública da DPE - AP
“É um momento muito especial, uma emoção muito grande esperada com ansiedade, a realização de um sonho que vem sendo construída há anos, para atuar na Defensoria Pública, uma instituição que respeito, que faz um trabalho maravilhoso a população. A Defensoria é essencial no atendimento à população para concretizar o direito a população, trazendo uma igualdade social, acesso aos serviços básicos, efetivando as garantias constitucionais”, afirmou Gabriela Ferreira, convocada para DPE - AP.
Os quatro desendores públicos são: Gustavo Siqueira Bezerra de Melo, Gabriela Ferreira de Oliveira, Gabriel Ferreira Câmara e Maria Luiza Bortoloto Morata.O último concurso público da Defensoria Pública do Amapá realizado pelo governo do estado ocorreu em 2022. A DPE/AP tem como alicerce principal a garantia do acesso à justiça, para pessoas sem condições financeiras para contratar um advogado. A instituição oferece atendimento jurídico gratuito. Os novos convocados devem ser empossados no início do mês de agosto, segundo Taimara de Abreu.
Taimara de Abreu, coordenadora de Gestão de Pessoas da DPE - AP
“Foram chamados esses 4 novos aprovados no concurso. Eles estão realizando o exame de saúde e cadastro documental junto a Amprev. Após essa fase teremos a posse, no dia primeiro de agosto. Ainda iremos verificar em quais locais eles irão atuar. Os novos defensores irão atuar na melhoria do atendimento da Defensoria Pública do Amapá”, reforçou Taimara de Abreu, coordenadora de Gestão de Pessoas da Defenap.
Defensor público em atendimento com médico da Amprev
O cadastro documental e exame médico admissional na Amapá Previdência é um passo necessário, para que os novos servidores públicos passem a contribuir ao Regime Próprio de Previdência. Uma maneira de garantir o futuro de cada um deles como servidor público.
Narleia Salomão, diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev
“Esse cadastro previdenciário é feito diante de um termo de cooperação firmado com a Defensoria Pública. Na Amprev é criada uma pasta com toda documentação para cada defensor. Com os documentos pessoais, termo de posse, decreto de nomeação, documentos de locais que eles tenham trabalhando antes, para averbação. Além disso o termo de cooperação ainda prevê o exame admissional para ver se eles estão aptos a atuar no serviço público”, disse Narleia Salomão, diretora de Benefícios e Fiscalização da Amprev.
Atendimento inicial da Amprev
Para o diretor-presidente da Amapá Previdência, Jocildo Lemos, a chegada de novos defensores públicos simboliza o fortalecimento do serviço público e da justiça social no estado:
“A Amprev tem o compromisso de receber com responsabilidade e eficiência os novos servidores que ingressam no Regime Próprio de Previdência. Cada cadastro realizado é, antes de tudo, um ato de acolhimento e cuidado com o futuro dessas pessoas que escolheram servir ao Amapá. A Defensoria Pública cumpre um papel essencial na promoção dos direitos dos mais vulneráveis, e é motivo de orgulho para nós contribuir com esse processo de fortalecimento institucional que promove cidadania e justiça social.” afirmou Jocildo Lemos, diretor-presidente da Amprev.